Projetos



O Protagonismo Cultural

Contribui para o acesso à Pluralidade Cultural com foco na visibilidade dos principais agentes culturais, principalmente os jovens e atuantes em áreas com grande potencial que oferecem pouca oportunidade e acesso aos bens culturais. Oferece oportunidade àqueles que detêm o conhecimento em artes integradas e visam multiplicar seus conhecimentos e experiências adquiridos.

Protagonizar a partir da Cultura é algo peculiar ao Brasil, é através dela que a imagem do nosso País é transmitida ao mundo. Ao mesmo tempo em que somos ricos em diversidade cultural, sofremos a dicotomia de não termos espaço para dar a devida visibilidade aos novos produtores culturais e artistas. O Protagonismo Cultural compreende este público identificando o potencial destas pessoas que desempenham voluntariamente este papel importante à sociedade, porém, não são contemplados. 


Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivos Fiscais e da Petrobrás, o projeto Protagonismo Cultural foi contemplado em 2011 e oferece oficinas de Teatro – Dança – Leitura e Fotografia tendo como público beneficiário direto adolescentes de 12 a 18 anos. 




As oficinas de Teatro, dança, fotografia ocorrem as segundas e quartas
As oficinas de leitura e Karatê ocorrem as Terças e quintas

Ponto de cultura "A História que Eu Conto com Arte" 

Entre o Popular e o Erudito há dois Protagonistas – A Arte e o Artista – Convicto disso, o desafio era intermediar este encontro tendo como “Pontes” e ou “Pontos” adolescentes e jovens aprendizes do Centro Cultural A História Que Eu Conto. O Graffiti com arte urbana que fascina o público jovem tem sua linguagem plástica peculiar, por ser atrativa estimula o diálogo com a criatividade intrínseca. A Pintura a óleo sobre tela, muito embora tenha características e técnicas mais apuradas propõe um estudo mais profundo sobre a história da arte e sua importância na sociedade. O diálogo entre o Graffiti e a Pintura a óleo sobre tela tem como objetivo fomentar instrumentos aos interessados pelas artes, que tenham acesso e oportunidade de desenvolvê-la a partir de seus talentos culminando no ano de 2012 com a produção de suas obras com tema Bodas de Ouro de Vila Aliança.



Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e o Ministério da Cultura, o "Ponto de Cultura A História Que Eu Conto Com Arte" faz parte do Programa Cultura Viva, foi contemplado em 2009 e oferece as oficinas de CinemaGraffiti e Pintura em Tela.





As oficinas de cinema e pintura em tela ocorrem as terças e quintas
As oficinas de Graffiti ocorrem as segundas e quartas

Cine Mais Cultura Cine Visão Coletiva

O Cine Visão Coletiva tem como objetivo principal dar visibilidade às produções, as ações que empoderem pessoas, grupos e ou instituições que mostram suas ideias com um foco diferente dos “Pontos de Vistas” tradicionais e muitas das vezes equivocados. Mais do que espectador queremos ser produtores, produtores, difusores e exibidores.

Utilizar a linguagem do audiovisual é, no entanto, se apropriar da mesma estratégia usada pelas grandes potências dominantes, tendo o cinema como grande difusor de suas ideologias. 
Contemplado no Edital de 2009, o Cine Visão Coletiva foi um dos cem aprovados no Brasil e recebeu um Kit Multimídia para exibição periódica. Exibir Documentários e Filmes Nacionais e de Produções Independentes é um dos desafios, não descartando em hipótese alguma as grandes produções cinematográficas, porém, não são estas as prioridades de exibição. 

O projeto faz parte do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e está temporariamente suspenso para adequação do espaço, mas brevemente voltará a ser exibido às sextas feiras a partir das 18 horas.



Oficinas 

As oficinas do Centro Cultural A História Que Eu Conto são utilizadas como ferramentas de aproximação para que os Educadores Sociais fomentem no grupo beneficiário reflexões pessoais, interpessoais, na busca pelo conhecimento e principalmente para contribuir na melhoria do ambiente em que vivem. O objetivo central do trabalho fundamenta-se na metodologia de construção coletiva, onde são disponibilizados instrumentos para que os beneficiários possam se empoderar e com isso se reconhecerem como sujeitos de direito.
As atividades disponibilizadas são gratuitas e em horários flexíveis para que haja uma sintonia com a frequência escolar.

* As oficinas funcionam em dois turnos: Manhã - 9 às 11h / Tarde - 14 às 16h

As oficinas em Funcionamento são:

* Pelo Ponto de Cultura - 

Cinema 
Educador: Paulo Tavares

Graffiti 
Educador: Iogs

Pintura em Tela
Educador: Cety

* Pelo projeto Protagonismo Cultural (Petrobrás) - 

Leitura
Educador: Andressa Gonçalves

Teatro
Educador: Edson Ferreira

Dança
Educador: Samir

Fotografia
Educador: Thiago Luiz

Karatê
Educador: Jefferson Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário